Qualifest presente na maior feira de foodservice do mundo, a NRA Show
A Qualifest esteve presente na maior feira de foodservice do mundo, a NRA Show. O evento aconteceu em Chicago nos Estados Unidos, sendo a maior feira de foodservice do mundo. Mais de 1700 expositores estiveram presentes, com cerca de 900 tipos de produtos alimentícios, equipamentos, softwares e soluções de pagamento que atraíram cerca de 50 mil visitantes nos quatro dias de feira.
As diretoras da Qualifest, Marcela Bandeira e Fernanda Dantas estiveram presentes no evento e voltaram com muitas informações e novidades sobre o setor.
Como já era esperado, algumas das grandes tendências são justamente as questões da sustentabilidade e saudabilidade. Muitos restaurantes têm dado preferência para alimentos orgânicos, de produtores locais e de alta qualidade. Não somente para proporcionar uma experiência incrível para seus clientes, mas também para se posicionar de uma maneira diferente e ambientalmente responsável.
Os alimentos plant based feitos a base de plantas foram alguns dos principais destaques na feira. Se em 2019 as opções se resumiam a hambúrgueres e almôndegas, agora tem muito mais, como nuggets e camarão, tanto de pequenos quanto de grandes fabricantes.
Tendências
Conveniência, curadoria e tecnologia também foram grandes destaques na NRA, com foco total no cliente. Só para exemplificar, temos os “foodcourts”, um tipo de praça de alimentação que abriga diversos bares e restaurantes em um único espaço. Esses estabelecimentos são escolhidos a dedo por uma curadoria para garantir a melhor experiência para os clientes.
Em Chicago, cidade referência em gastronomia no mundo e onde também ocorreu a feira, um tipo de estabelecimento que vem se tornando comum na região são os locais com um misto de supermercado/mercearia e restaurante. A ideia é que você coma no mesmo lugar onde você realiza compras. Esse conceito já se difundiu bastante na Europa.
Muito se discutiu sobre a ESG, que vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance. Com efeito, o termo incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise da empresa, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras. A saber, temos desde o cultivo próprio de hortaliças, compras em fornecedores locais até proporcionar o primeiro emprego para estudantes e/ou reintegrar ex-presidiários e idosos no mercado de trabalho.
Além de muita informação sobre as tendências do foodservice no mundo, a Qualifest trouxe na bagagem novas ideias e alternativas de produtos , proporcionando assim as melhores soluções para o seu negócio.
Fonte: Qualifest